quinta-feira, 31 de maio de 2012

O cronista na cidade

Escritor brasileiro, nascido em 21/12/1939, Fazenda do Salto, Vale do Rio Doce (MG) faleceu em 21/06/2002, Belo Horizonte MG. 
Em 1975, Roberto Drummond: foi considerado o escritor revelação da temporada, com a publicação do romance "A Morte de D. J. em Paris", recebendo o Prêmio Jabuti. Numa primeira fase de sua carreira, participou da chamada literatura pop caracterizada pela ausência de cerimônias e pela proximidade com o
cotidiano. 
Em 1991, lançou seu maior sucesso, o romance "Hilda Furacão", que foi adaptado para a televisão por Glória Perez, numa minissérie. Pare ele, o fato de o livro ter se tornado sua obra-prima resultou numa espécie de prisão. "Sou um eterno refém de 'Hilda Furacão'", dizia o escritor. 
Torcedor fanático do Atlético Mineiro, cronista do jornal "Estado de Minas", escreveu a crônica "Para Torcer Contra o Vento", na qual descreve a cena de um uniforme do time sendo lavado: "Se houver uma camisa branca e preta pendurada no varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento." 
Morreu de infarto em dia de jogo Brasil e Inglaterra, que levou a Seleção à semifinal do mundial.
Foi homenageado pela prefeitura de Belo Horizonte com uma estátua de bronze em tamanho real na Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassiem BH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário